quinta-feira, 4 de junho de 2015

#Vest: Filmes para estudar Historia

Hey Guys, vamos focar no vestibular?  Na sua pausa de estudos, ao invés de escolher um filme qualquer, que tal escolher um que vai te ajudar a compreender melhor alguns assuntos de historia. Confira os indicados: 


Desmundo (2003, Alain Fresnot): “É baseado no livro homônimo de Ana Miranda e nos apresenta a situação colonial nos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil. No filme, há um destaque para a ação dos cristãos-novos nesse cenário e a posição da mulher em uma sociedade patriarcal.”
Xingu (2012, Cao Hamburger): “O filme conta a trajetória dos irmãos Vilas Bôas (Orlando, Leonardo e Cláudio) que participaram de forma decisiva na expedição Roncador-Xingu – que teve início ainda durante o governo Vargas. Os irmãos também foram figuras fundamentais na criação do parque nacional do Xingu. No filme podemos observar a relação e os primeiros contatos com tribos nativas ainda isoladas”.
O que é isso, companheiro? (1997, Bruno Barreto): “Inspirado no livro de Fernando Gabeira o filme retrata os momentos que giram em torno do sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969. O contexto abordado são os movimentos de resistência ao governo militar, em especial após a AI-5 (1968) com o endurecimento do regime”.
1964: um golpe contra o Brasil (2013, Alípio Freire): “Neste documentário o cineasta e jornalista Alípio Freire colhe uma série de depoimentos de sujeitos que viveram os momentos que antecederam o golpe de 1964. Especialistas e testemunhas fazem um balanço sobre o que foi o golpe e o seu contexto no governo do presidente Jango.
Adeus Lenin (2002, Wolfgang Becker): “As mudanças vividas em Berlim, em especial a oriental, podem ser vividas a partir deste filme. Se maneira cômica e trágica os filhos tentam omitir da mãe o fato de que a Alemanha foi unificada, pois a senhora de saúde debilitada é uma das entusiastas do comunismo e os filhos creem que essa transição pode ser fatal para a saúde da mãe. A entrada do capitalismo e as mudanças na Alemanha oriental são o foco central deste filme.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975, Terry Jones, Terry Gilliam): “Aqui temos uma sátira da Idade Média e isso é o que torna este filme ilustrativo do ponto de vista histórico. Indo na linha contrária dos diversos filmes que retratam o período, o grupo inglês Monty Python satiriza reis, cavaleiros e até a caça às bruxas”.
Outros filmes:
“Danton, o processo da Revolução” (1983) – Tema: Pós-Revolução Francesa
“Olga” (2004) – Tema:  Era Vargas
“A Lista de Schindler” (1993) –Tema: Holocausto
“Lamarca” (1994) – Tema: Ditadura Militar no Brasil
“Missing  – Desaparecido” (1992)  – Tema: Ditadura Militar no Chile
“Missippi em Chamas” (1988) – Tema: Racismo no Estado Unidos na década de 1960
Guerra dos Pelados (1970) – Tema: Guerra do Contestado
“Sonhos Tropicais” (2001) – Tema: Revolta da Vacina
O Nome da Rosa (1986) – Tema: Idade Média
Inside Job (2010)  – TemaCrise financeira global de 2007-2012
Ao Sul da Fronteira (2009) – Tema: Governos de esquerda na América Latina

Espero que tenha Gostado, tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários :D 

New Game: Perception

Heyy Guys!

Como estão??
Vocês já conhecem o jogo Perception? Não? Então fique ligado na historia

Dos criadores de Bioshock 

Você é uma mulher cega que está presa em uma casa misteriosa e sombria cheia de criaturas suspeitas... Já dá pra sentir o quão tenso será. O jogo foi anunciado como o novo survival horror de primeira pessoa do estúdio desenvolvedor Deep and Games, que por sua vez é formado por uma extensa equipe composta de veteranos da Irrational Games (criadora de System Shock, BioShock, BioShock Infinite e SWAT 4).
O enredo do jogo conta a busca de uma protagonista feminina cega, por uma mansão que sempre aparece em seus sonhos. Depois de muita pesquisa, a protagonista, que se chamaCassie, finalmente encontra a localização da casa e descobre ser uma mansão há muito abandonada em um lugar chamado Echo Bluff, que revela-se pior que nos sonhos de Cassie. A mansão é habitada por uma presença fantasmagórica que vem atormentando seus moradores por muita gerações e agora está atrás de Cassie. Nossa protagonista, então, se encontra destinada a tentar solucionar mistérios sobre o passado e história da mansão que sempre a assombrava em sonhos, ou pode acabar sendo vítima das criaturas sobrenaturais que habitam aquele lugar.

Cega e sem armas, as únicas ferramentas que acompanham Cassie são seu bastão de auxílio (aquele que todo cego usa) e seu smartphone, o qual ela pode ativar um app que transforma letras em áudio (basicamente o app “lê” para ela), outro para ligar para amigos que podem descrever pra ela certos objetos os quais ela tem de adivinhar e outras utilidades. Durante todo o jogo, Cassie vai se deparar com a mansão em várias épocas e condições, como uma viajem ao passado. Desse jeito, terá que descobrir o mal que corrompeu cada geração e então resolvê-lo antes que ela vire só mais uma vítima do lugar.



Gameboy add-on para iPhone

Heyyy Guys!!

Em abril, a Hyperkin – uma empresa de vídeo games periféricos e acessórios – lançou um conceito de arte para um dispositivo chamado “Smart Boy“. O dispositivo, que possui arte e conceito incrivelmente atraentes, foi posicionado como add-on para iPhone 6 que permitiria aos usuários jogar jogos de Gameboy e Gameboy Color em seu iPhone.

O intuito original do conceito era basicamente ser uma piada de primeiro de abril, porém, o produto fictício foi tão bem recebido que agora a Hyperkin está realmente trabalhando para desenvolver o “Smart Boy” e torná-lo uma realidade!